As Piores Tortas de Londres



 É um filme baseado num musical da broadway baseado numa história real, dirigido pelo brilhante e lunático Tim Burton, que eu adoro! Pois bem, o filme conta a história de um casal: o barbeiro vingativo e assassino, e a dona de uma loja de Tortas de Carne quase falida, que costuma variar no tipo de carne do recheio ; )


Nojeiras à parte, as Tortas de Carne [Meat Pies] são um prato típico na Inglaterra e Escócia. Podem ser parecidas com a nossa empada, ou pot pies [potinhos cheios de cozido de carne cobertos com massa de torta]. Podem ser recheadas de cordeiro, de carne de vaca, de frango ao curry, de fígado [eca!], enfim.
Receitas típicas sempre mexem comigo, então fui pra cozinha fazer minha versão das Tortinhas da Sra. Lovett, que é a seguinte:



Tortas de Carne Inglesa

Recheio:
Refogue uma cebola ralada no azeite até começar a dourar. Adicione 500g de patinho picado como para strogonoff  e continue refogando até a carne dourar. Junte um tablete de caldo de carne, sal e pimenta do reino à gosto, uma colher de sopa de extrato de tomate e derrame um bocado de cerveja preta doce. Vá cozinhando em fogo médio, derramando mais cerveja preta quando secar, por uns 20 minutos. Ao todo vai uma latinha de cerveja. Prove pra ver se a carne está macia, acerte os tempeiros, adicione uma lata de seleta de legumes [daquelas com cenoura e ervilhas, sem batata]. Por fim, uma colher rasa de farinha. Deixe mais 5 minutinhos e pronto! Deixe esfriar completamente e reserve.
Você pode preparar essa carne para o almoço e fazer as tortinhas com o que sobrar, também.

Massa:
Junte 2 e 1/2 xícaras de farinha, 1 colher de chá de sal, meia de pimenta do reino, e meia xícara de manteiga gelada, picada em quadradinhos em uma tigela. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione 1/4 de xícara de água gelada, amasse levemente, faça uma bola e geladeira por 15 minutos.

Montagem:
Abra pequenas porções da massa, forre o fundo e as laterais de forminhas untadas e enfarinhadas [usei das de bombocado e das de pão de mel]. Recheie generosamente. Abra novas pequenas porções de massa, cubra as tortinhas e faça um furinho no meio de cada tampinha, para escapar o vapor.
Pincele as tortinhas com uma gema batida, e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos.
Sirva quente, dentro das forminhas mesmo ou desenformadas.
Você pode usar pequenos ramequins, ao invés das forminhas. Eu nao tenho ainda...rs.

Não ficaram iguaizinhas as do filme? Quase né, pois essas são de carne bovina mesmo ;D

Comentários

  1. Ficaram lindas as tortas - e as fotos também! Mesmo de fígado deve ficar bom :)
    Adorei esse filme, aliás, gosto de tudo que o Tim Burton faz. Viu que ele disse que se inspirou na Nigella para o personagem da rainha branca, do Alice?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Richie,
    Realmente a tortinha ficou igualzinho a do filme. Eu também curto o Tim Burton (e mais ainda o Johnny Depp, o 'muso', dele, rsrs). Mas, quando fui ver esse filme, alguma coisa me interrompeu e nunca mais eu retomei a "coisa", rsrs.).
    Mas, as tortinhas ficaram também
    gostosas?

    Beijinho e boa noite.

    ResponderExcluir
  3. oI Richie, obrigada paela visita. O to fo fora de torta, prefiro seus muffins. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Richie, as tortas ficaram lindas!
    Adorei! Gosto muito de fazer massas, vou experimentar. beijinho

    ResponderExcluir
  5. Oi Richie, fico feliz que vc gostou da foto...Adorei a receita...Fotos cada vez mais lindas...Bjim

    ResponderExcluir
  6. O filme eu não vi...mas...acho que
    vc esqueceu do recheio de rins de carneiro...huuuugggggggg...credu! Tem gosto pra tudo!
    Suas tortinhas recheadas com patinho estão muito, mas mil vezes mais gostosas...congratulations!

    ResponderExcluir
  7. Delicioso! hace tiempillos que quiero comerme un pastel de carne, gracias a tu idea lo voy a hacer individual :) Primero tendré que comprar los moldes :S
    Se ven muy ricos en serio.
    Aún no he visto la película, pero si el director es Burton tiene que estar muy buena, su estilo es un poco loco!!
    Saludos! :)

    ResponderExcluir
  8. rsss..eu vi o filme..e as tortas estão bem igual as do filme sim..bjus

    ResponderExcluir
  9. Bem lembrado! Ainda não assisti a esse filme, mas agora vou retomar as sessões de filminhos :)

    Deu tempo sim, ainda não os fiz, mas fiquei meio triste... achei que ia bem pouquinho açúcar e com 3/4... é mais doce...
    Bom, vou experimentar fazer do jeito certo e depois faço só com o 1/4.

    Aqui em casa, menos doce é mais gostoso. tem umas coisas que faço de chocolate, que ficam quase salgados ;P
    Gosto do marido e a gente se esforça para agradar :)

    Obrigada pelo aviso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. ouvi o filme de longe e me irritei tanto... não quis ver. esse filme quase que acaba com meu amor pela turminha Depp + Burton. enfim.

    as tortas tão lindas, ainda mais a que aparece sozinha na última foto. que bonita essa imagem 'sombria'.

    vou fazer seus muffins entre hoje e amanhã. esqueci de comprar chocolate :P

    beijão, bom sábado.
    =*

    ResponderExcluir
  11. Menina, que blog delícia! Já sou freguesa!!!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  12. Menina, que blog delícia! Já sou freguesa!!!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  13. Olá Richie! Já virei frequentadora assídua do seu blog! Quando assisti o filme fiquei com aquela sensação de "será que eu gostei?" ainda hoje não consegui decidir o que eu penso sobre o filme haha mas já a tortinha está de dar agua na boca, mais uma receita pra minha listinha de tentativas na cozinha! Outra coisa, adorei a dica do livro que deixou no meu blog, com certeza vou ver se acho por aqui =)

    ResponderExcluir
  14. Pessoínhas, quero agradecer a visita e o carinho de vocês com a Cozinha Coletiva!
    Quanto às Tortas de Carne, apesar da piadinha de mau gosto com o filme, são deliciosas, e é uma variação legal para aquele picadinho do nosso dia a dia né?

    Ah, e Dani, eu sou menino, viu?:P
    hehehe É tão comum sites de comidas femininos que a Dani achou q eu fosse menina tb..kkk.. benvinda e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  15. Vc é hilário!! Vou fazer a tortinha só pelo seu post. Bjin

    ResponderExcluir
  16. olá,é a primeira vez que vejo seu blog,mas to salvando varias receitas,para fazer depois.
    Parabéns pelo seu jeito muito descontraído de ensinar as receitas.
    But,comentei neste post pq já vi o filme,e na minha opinião com fome o povo é até capaz de realmente comer carne humana,(eu sou uma delas com certeza)rsrsrs.
    Eu vi o filme pq gosto e admiro o Tim,mas amo mesmo a esposa dele,depois que ela fez Belatrix no Harry Potter,vejo todos filmes com ela-que quase sempre são do Tim-e neste ela esta maravilhosa.
    So,amanha como é domingo,vou fazer essa tortinha de carne.
    abçs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P