Butterscotch Pie


Olás, tudo bem?
E parece que essa é a última receita do blog que faço na cozinha da minha avó - a partir de segunda-feira estarei na cozinha nova na casa nova em São Carlos! Mal posso esperar para tirar minhas panelas das caixas, rever minha batedeira [quem já teve que bater marshmallow na mão sabe do que estou falando!] e aproveitar toda a luz da varanda para fotografar. E arrumar meu novo quarto e conviver com minhas novas 'roomies' e conhecer a vizinhança e trocar o endereço para correspondência e aprender a usar a máquina de lavar e a checar os horários de ônibus. Ah, e vou sentir tanta saudade daqui!
É engraçado como, dois meses atrás, eu achava que voltar para a cidade dos meus pais e morar com minha família seria o maior pesadelo da minha vida. E sabe que não? Foi tão bom e tão seguro ter todo mundo por perto que até fiquei mal acostumado, sem vontade de ir embora. Maior vontade do mundo de levar o meu irmão comigo, para continuarmos vendo a novela das sete juntos!
Enquanto crio coragem, vou comendo uma fatia dessa torta. O recheio dela, cremoso e doce, com sabor de caramelo e cor de leite condensado cozido, tem como base o Butterscotch [uma calda feita da caramelização do açúcar mascavo com manteiga, usada em sorvetes e sobremesas] e combina muito bem com a casquinha crocante da torta e a cobertura leve de creme de leite batido. Espero que gostem, e bom fim de semana! :)


Butterscotch Pie 
[ou Torta de Creme de Caramelo]

Para a massa: usei a mesma dessa receita aqui [clique para ver].

Para o creme Butterscotch:
1/3 da xícara de amido de milho;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de creme de leite fresco;
5 gemas;
6 colheres de sopa de manteiga [120g];
1 xícara de açúcar mascavo claro;
2 xícaras de leite integral;
1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha.

Para o creme chantilly:
1 xícara de creme de leite fresco, bem gelado;
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Preparo da massa:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra com uma folha de papel alumínio e use algum peso [podem ser feijões, arroz, moedas] para que a massa não cresça. Leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire o peso e as folhas de papel alumínio e asse por mais 10 minutos, até a massa dourar. Deixe esfriar completamente.

Preparo do creme Butterscotch:
Misture o amido de milho e o sal ao creme de leite fresco. Adicione as gemas, misture bem e reserve.
Em uma panela média, leve a manteiga e o açúcar ao fogo médio, misturando até derreter. Pare de misturar e deixe ferver por 5 minutos [fique de olho para não correr o risco de queimar o caramelo]. Derrame, aos poucos e com cuidado [costuma espirrar um pouco no momento em que o leite frio é adicionado ao caramelo quente], o leite integral. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até o caramelo se dissolver por completo. Quando isso acontecer, adicione a mistura de creme de leite fresco, gradualmente e sem parar de mexer. Mantenha a panela no fogo e continue mexendo até o creme engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar por 10 minutos e incorpore o extrato de baunilha.
Recheie a massa da torta, já assada e fria, com esse creme. Cubra com filme plástico [rente à superfície do creme, para não formar película] e mantenha na geladeira apor pelo menos umas 2 horas.

No momento de servir, bata o creme de leite fresco bem gelado até formar picos moles. Adicione o açúcar de confeiteiro e a baunilha e bata mais, até conseguir picos mais firmes. Espalhe sobre o recheio e sirva.

Comentários

  1. Oi Richie,
    Que bom que vc aproveitou esse período.Família quase sempre é um porto seguro.Pra mim isso funciona.
    Essa torta é mais uma das suas que farei.Sempre tive curiosidade para fazer esse butterschoth agora chegou minha vez.
    Bj e sucesso no seu retorno.
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, faça sim! Depois me conte o que achou do Butterscotch, tá?

      bjo e mto obrigado! :)

      Excluir
  2. Primeiro os bolinhos de brigadeiro e agora esta tarte de caramelo? :O
    Tão tentadora... O recheio castanho brilhante aka dourado, deixa-me um pouco tonto :DDD
    Aproveita essa mudança e boa sorte! :)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou com uma cor bonita, né? Eu não esperava, fiquei encantado!
      Que bom q vc gostou, Jota!

      Obrigado e abraço

      Excluir
  3. Que bom aspecto!! Só tenho receio se o butterscotch demora muito tempo a fazer, a ganhar essa cor e consistência. Gostava muito de experimentar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipa, não demora muito não, já que o creme engrossa principalmente pelo amido de milho [além das gemas]. E conforme o creme encorpa, a cor fica mais forte, também!

      Experimente sim, e me conte depois! :)

      Excluir
  4. Que delícia de receita, vc é genial!!!!!!Álém de ser um mestre naquilo que faz, é um cavaleiro, que sempre responde aos nossos comentários, quem derá se todos os blogueiros tivessem essa sua elegância, viu? Continue assim, com esse super carisma!!!!!!bJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Nossa Rosangela, não sou tudo isso não..rs. A verdade é que como acabo visitando poucos blogs, gosto de responder por aqui e manter isso como canal de comunicação, né? Pq é chato comentar e não ter retorno algum.. mas de vez em quando eu atraso, viu? rs

      bjo e mto obrigado!

      Excluir
  5. Richie- Com certeza teu pessoal vai sentir muito a tua falta, também, ainda mais preparando estas delícias! Parabéns por mais esta receita maravilhosa! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Inês, acho que eles já estavam ficando enjoados de doce, viu? hahaha Desacostumei o dieta deles..rs

      Obrigado, e fico feliz que tenha gostado da receita!
      Abraço

      Excluir
  6. COMO SEMPRE LINDA E COM UM ASPECTO DE QUERO MAIS,O CREME FICOU COM UMA COR LINDA E AINDA POR CIMA LEVA CHANTILLY A MINHA PERDIÇÃO...
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PPois é, tb fiquei impressionado com a cor! Acho que meu açúcar mascavo não era tão claro quanto o que a receita pede, viu? rs
      O chantilly equilibra super bem a doçura do creme.

      Obrigado pela visita, ótimo fds e bjo!

      Excluir
  7. Hum vou. Fazer com certeza Boa sorte na sua mudança bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Dri, se fizer me conta depois, combinado? Bjo e obrigado! Semana que vem conto tudo por aqui ;)

      Excluir
  8. Nunca vi nada por aqui que eu não gostasse...é tudo sempre lindo e de aspecto deliciosamente irresistível!!
    Sucesso em sua nova jornada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom saber disso, Cristina! Mto bom mesmo!
      Obrigado pelos desejos, e pela visita!

      bjo

      Excluir
  9. divina a torta!

    também pensei isso quando voltei a morar com meus pais e não é que curti?

    mas ter nosso cantinho e usar nossas coisas não tem preço!!!

    boa sorte na nova vida!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora, tem razão! Tem horas [inclusive na hora de cozinhar] que ter nosso próprio canto faz muita falta!

      Obrigado e bom fim de semana! :)

      Excluir
  10. Ah Richie!
    A melhor coisa do mundo é a casa dos nossos pais e avós, pena que só nos damos conta disso, quando já fomos embora. Boa Sorte na sua casa nova. Jesus os proteja, voce e a sua companheira de vida. Quanto a torta, essa sei que tá delícia.Boa sorte mesmo! Beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! Pois é, a gente só percebe o quanto era bom depois que sai, né? Mas temos que seguir nossos rumos hehehe

      Obrigado pelos desejos, e bjão pra vc

      Excluir
  11. Bela torta. Então, boa mudança, esperando os novos capítulos da nova casa, novo cenário, nova cozinha. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wair, obrigado! Não vejo a hora de batizar a nova cozinha...tô só esperando o sol sair..rs

      Abraço!

      Excluir
  12. Richie,
    Sabe o que mais gostei? Da história da família, de querer levar o irmão pra ver a novela das 7h...rs! E nem vejo novela, mas família é tudo de bom!
    Lembro que não conhecia a Palmirinha até uns 3 anos atrás, quando fui visitar minha mãe no interior do ES e ela não perdia o programa da Palmirinha. Passei a ter o maior carinho por ela, porque estava associada à minha mãe.
    Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, essas é nessas coisinhas simples do dia a dia que os bons momentos ficam marcados, né? Temos q tomar cuidado para repararmos neles!

      boa semana e lindo o seu comentário!

      Excluir
  13. Oi Richie....sempre que passo por aqui fico perdida entre tantas delícias.Adoro todas e essa é mais uma tentação que não vou resistir por muito tempo para provar.Abraços e sucessos em sua nova cozinha,o cantinho da casa que eu adoro... e que venha com mais pratos deliciosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, não resita não! rsrs Muito obrigado pelos votos.. tb adoro a cozinha, e esse é bem charmosa, viu? bjo

      Excluir
  14. Deve ser a maravilha das maravilhas.
    Adoro tudo o que é caramelo e sei que vou gostar muito desta tarte.
    Obrigada pelas fantasticas receitas que traz sempre.

    www.tiaguida.com/blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Guida, a primeira vez q eu fiz butterscotch fiquei impressionado com o sabor! Porque sempre fui daqueles que preferem cobertura de chocolate a caramelo, sabe? Super mudei de opinião!

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  15. Maldade, maldade, maldade.Como sempre nos deixa babando.Você é surpreendente.Suas fotos são magníficas.Deve ter ficado deliciosa.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, que bom q as fotos estão maldosas! hahaha Maldade do bem, vai? ;)
      bjo!

      Excluir
  16. Quando vejo você falar da rotina da sua vida,me lembro da minha ...rss
    Adorei a receita!!!! Abraço,

    Paula

    ResponderExcluir
  17. Você sempre com umas receitas tão lindas e elaboradas hein Richie. A torta ficou Fantástica. Se eu começar a por na minha lista toda receita que tenho vontade de fazer dqui vai ficar difícil viu rsrsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, tá na hora de começar a botar a lista em prática, hein Augusto? hehehe
      Abraço e obrigado pela visita! :)

      Excluir
  18. Família é uma loucura mas sempre é um conforto quando voltamos :) Tal como a torta, uma loucura de conforto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameixa, falou e disse! Família e um bom pedaço de torta - por incrível que pareça [a parte da família rs] duas das "my favorite things"
      :D

      Excluir
  19. Mais uma delicia da saga das tortas!!!
    Vou fazer com certeza!
    E agora que você está renovado em tudo, carinho de familia, endereço e energia, também pode ir pensando no seu livro de tortas!?!!
    Beijos e bo SEMANA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, e eu que achei que ia iniciar a saga dos bolinhos [ganhei um livro com 500 receitas de bolinhos!], estou dividido- comprei um novo livro lindo de tortas!
      Agora o meu já é outra história, né? hahaha

      bjo e ótima semana!

      Excluir
  20. ai q delicia sinto ate o cheiro, deve ter ficado uma delicia parabéns pelo cuidado...bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, eu sou super suspeito para falar, mas ficou deliciosa sim [pelo menos foi o que ouvi por aqui ;)]

      bjo e obrigado!

      Excluir
  21. Cara, que receita linda, muito obrigado por compartilhar com as pessoas da internet!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Richie.
    Receita linda e deliciosa que eu fiz. Obrigada por compartilhar. Recebi elogios rasgados do marido e filho. Fica divina, mesmo. E é facílima de fazer. Mas eu preciso confessar uma coisa: fiquei muito aflita com a quantidade de manteiga derretida depois de misturar o açúcar. Tanto que tirei tudo que sobrou de manteiga derretida, que não incorporou ao açúcar. Ah, fiz com açúcar demerara e deu muito certo. Caramelizou rapidamente. Ganhou uma cor morena encantadora rapidinho. E também usei massa pronta, pq ainda não sou boa de massa de torta. Sempre dá tudo errado. Fuen. Obrigada por compartilhar suas descobertas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, Patricia! Fico muuuito muito feliz que tenha dado certo e feito sucesso aí na sua casa. Com o tempo tenho certeza que você pega o jeito da massa :)

      Abraço e muito obrigado por confiar e me contar o resultado!
      E sobre a manteiga, se ficou otimo com menos, melhor ainda! hehe

      Excluir
  23. Olá Richie,

    essa receita está na lista das que pretendo fazer e agora estou querendo testar. Tenho uma duas dúvidas:
    1 - Você diz para colocar plástico rente ao creme para não formar película, mas sua torta esta com um acabamento incrível. Você consegue moldar o creme depois de frio?
    2 - Esse creme fica gosto para comer puro? ;-)

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - eu gosto da película. De verdade. haha
      2 - Fica sim, tipo um pudinzinho!
      Eu que agradeço! :)

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P