Chess Pie de Maracujá e Limão


Olás, tudo bem?
Eu tenho uma séria dificuldade com redes sociais. Demorou bastante para eu entrar no Facebook, mais ainda para criar a fan page d'A cozinha Coletiva. Entrei logo no Twitter, mas logo parei de me comunicar por lá com frequência. Instagram eu só fui ter quando meu irmão, todo ligado em tecnologias, trocou de celular e me deu o antigo aparelho dele, que era desses que acessava internet. Criei o Instagram mas nunca achei muita graça, até porque a câmera do celular era tão ruinzinha que o único modo de postar boas fotos era tirar com a câmera, passar pro PC, dele para o celular, e aí postar. Fora que em eventos eu nunca tinha a malícia de sair fotografando com o celular, nem procurando hashtags oficiais. Preferia levar minha câmera mesmo, e assim minhas imagens nunca eram 'em tempo real'. Acho que os organizadores dos eventos não gostavam muito disso. 
Cá entre nós, para uma atividade que é um hobby, administrar o blog mais esse monte de redes sociais acaba sendo bem trabalhoso. E basta criar o perfil em uma delas que imediatamente surge outra, nova. Ah, não. Não me esperem em Snapchat, Periscope, e seja mais o que aparecer. Não dou conta.
Agora que finalmente estou com um celular daqueles da maçã, que tem uma câmera bem melhorzinha, estou me divertindo um pouco com o Instagram. Percebi que é um ótimo recurso para "making of" das receitas e das fotos oficiais que vão para o blog, além de ser uma janela pra cenas e imagens que eu goste, seja de comida ou não. 
Mas confesso: ainda prefiro mil vezes admirar uma foto grande, trabalhada, em alta, numa tela de pc ou impressa, do que aquela fotinha minúscula, que não precisa de resolução porque só aparece num quadradinho. Acho que estou ficando velho.
Falando da receita de hoje, é um clássico levemente tropicalizado. As Chess Pie são tortas cremosas assadas clássicas americanas, que podem ser simples ou com adição de sabores como chocolate, coco, frutas cítricas ou caramelo. Eu incrementei uma boa receita de Chess Pie de Limão  com um pouco de polpa do nosso maracujá, e ficou incrível! Espero que gostem!


Chess Pie de Maracujá e Limão
[receita levemente adaptada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
110g [1/2 xícara] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
1/2 xícara de água bem gelada;
2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Para o recheio:
Raspas de 1 limão siciliano;
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
1 colher de sopa de fubá;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
5 colheres de sopa [75g] de manteiga sem sal, derretida;
5 ovos;
2/3 xícara de creme de leite fresco;
1/2 xícara de suco de maracujá sem as sementes [prefira o fresco];
1/4 de xícara de suco de limão siciliano;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Para servir:
2/3 de xícara de creme de leite fresco gelado, batido em picos médios.
Frutas vermelhas [morangos ou amoras ou framboesas] frescas, para decorar [totalmente opcional, né?].

Prepare a massa:
Em uma tigela misture farinha, açúcar e sal. Junte os cubinhos de manteiga e amasse, com as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida e grossa. 
Em uma tigelinha misture a água gelada com o vinagre e adicione colheradas dessa mistura à farofinha de manteiga, o suficiente para, amassando, conseguir formar uma bola de massa - normalmente 4 colheres de sopa de água já são suficientes. Não trabalhe demais a massa.
Forme um disco com ela, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Retire a massa da geladeira e abra sobre uma superfície limpa e enfarinhada, usando um rolo de macarrão também enfarinhado. Abra até conseguir um círculo de mais ou menos 26cm de diâmetro.
Forre uma forma de torta de 23cm de diâmetro com a massa. Apare as bordas com uma tesoura e aperte com os dedos, ou pressionando com um garfo, para dar acabamento.
Leve a fôrma ao freezer, para endurecer enquanto prepara o recheio.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 170 graus. Se você tiver uma pedra de forno, coloque-a para aquecer junto, com a gradinha do forno na altura média. Se não tiver a pedra pode ser uma assadeira retangular baixa.
Em uma tigela grande misture as raspas, o açúcar, o fubá e a farinha. Junte a manteiga derretida e misture bem, com uma espátula ou colher de pau. Adicione os ovos, um a um, misturando bem após cada adição. Misture bem o creme, até que ele fique com uma cor mais clara. Então adicione o creme de leite fresco, o suco de maracujá, o suco de limão e a baunilha. Prove uma pontinha de colher do creme - se não estiver azedinho, adicione mais algumas gotas de suco de limão.  

Retire a massa, já firme, do freezer, recheie com o creme preparado e leve ao forno, sobre a pedra ou assadeira. Asse por 30 minutos, então gire a torta 180 graus dentro do forno e asse por mais 15 ou 20 minutos. A torta estará pronta quando as bordas do recheio estiverem crescidas e o centro ainda levemente mole, e com uma cor dourada clara.
Retire a torta do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 3 ou 4 horas.
Sirva imediatamente ou conserve na geladeira.
Para servir, espalhe o creme de leite fresco batido sobre o centro da torta ou sirva colheradas sobre as fatias individuais.


Comentários

  1. Comendo arroz doce, enquanto babo na torta :P
    Vai para a lista! :D <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. humm arroz doce é bom também, hein Gábs?rs Sua lista tá crescendo :P

      Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  2. Richie as suas sugestões são sempre tão boas, capazes de arrebatar qualquer blog americano :)
    Esta combinação sabe a dias quentes, e sou fã de maracujá, linda e a textura é mesmo como eu gosto.
    E que jeitão dá um tlm da maçã!!!

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, poxa, muito obrigado!! Nossa, maracujá aqui tem sido a salvação do verão! Sucos a todas as horas.. e agora essa torta :)

      Bjo!

      Excluir
  3. As suas receitas são todas lindas e encantadoras, dá vontade de fazer tudo de uma vez, haha. Essa é mais uma que vai pra minha lista de favoritos.
    Parabéns pelo blog! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, muito obrigado, poxa vida! hehe Quando fizer alguma das receitas please, me conta se foi sucesso ;)
      Abraço!

      Excluir
  4. As suas receitas são todas lindas e encantadoras, dá vontade de fazer tudo de uma vez, haha. Essa é mais uma que vai pra minha lista de favoritos.
    Parabéns pelo blog! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Richie,
    Fiquei salivando só de olhar. Essa é mais uma das suas sobremesas que vão brilhar na minha cozinha.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Preparando agora a receita. Acabei de botar a massa na geladeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedos cruzados aqui, Ieda! Me conta se deu certo, por favor! :D
      Mto obrigado por testar!

      Excluir
    2. Deu muito certo!!! Maravilhosaaa!!!! Parabéns!!
      Todos aqui em casa amaram.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. A massa ficou crocante(sou como você gosto mais da massa) perfeita!
    Como não tenho a pedra usei a assadeira retangular.
    Assei com o forno a 210°.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom, Ieda!!! Massa crocante para mim é o mais importante! E o recheio nao talhou, com o forno a 210 graus?
      Abraço e mto obrigado por confiar e testar! :)

      Excluir
    2. Não talhou. Ficou perfeito.
      Abração. Obrigada pelas receitas!!!!

      Excluir
    3. Não talhou. Ficou perfeito.
      Abração. Obrigada pelas receitas!!!!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Hummm... que aspecto fantástico. deve ser tão bom. Obrigada!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderExcluir
  10. Nunca comentei no blog mas sempre venho aqui, leio e já fiz algumas receitas. Hoje devo fazer uma das tortas de maçã. Sempre tudo da certo, e fica bem gostoso, e todo mundo que come e adora.
    Eu resolvi comentar porque certa vez eu reclamei num outro blog, sobre algumas mudanças, e o cara falou comigo algo como "poxa, você nunca comentou e agora vem reclamar?!". Daí fiquei pensando.. É... Deixa eu comentar aqui - não que eu vá reclamar, mas só pra dar um oi e agradecer mesmo!
    Então... Obrigado!
    Abração! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, tudo bom?
      QUe bom que tudo que você testou daqui deu certo!!! Mto obrigado, aliás, por confiar e testar.
      Espero não te dar motivos para reclamações por aqui hehe
      Eu é que agradeço,
      Abraço!

      Excluir
  11. Olá! Amo sua torta de chocolate da minny! Já é sucesso por aqui. Acabei de fazer a torta de maracujá, mas to morrendo de medo! O "creme" que recheia a torta ficou mais pra um caldo... :/
    Será que são 5 ovos mesmo?!? To na beira do forno rezando pra não desandar 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs Oi Camila, que bom saber que a torta de chocolate da Minny faz sucesso por aí, mto obrigado! E quanto a essa não se preocupe, o recheio só vira creme depois de assado mesmo..rs
      Abraço!

      Excluir
  12. Boquiaberta aqui, babando pra convidar você pra vir fazer uma torta dessas aqui em casa, sou um desastre total.Mas prometo que em consideração ao seu nível de detalhes vou me esforçar pra fazer uma e te mandar fotos. Parabéns pelo trabalho, e me tira uma dúvida... Você comercializa também? :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Olha, é mto mais fácil do que parece, pode ter certeza!rs Espero que dê tudo certo! Eu não comercializo não rs Só consumo proprio mesmo rs
      Mto obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P